Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Entenda quais são os tipos de pregos e como escolhê-los

Compartilhar

Nos dias atuais, o mercado voltado à construção civil apresenta várias novidades tecnológicas e metodologias de trabalho que visam elevar o nível de qualidade e eficiência das operações de construção. Mesmo assim, há componentes que não perdem sua empregabilidade nas funções dessa área de atuação. Um deles são os pregos, que ainda possuem grande utilidade na parte de fixação e encaixe de componentes.

Seja na reforma de cozinha, pisos e revestimentos, há sempre a necessidade de utilizar esse item no trabalho. Entretanto, em razão da grande quantidade de modelos de pregos, é importante saber qual a função e utilidade de cada tipo para que a atividade possa ser realizada de maneira correta e eficiente. Caso você ainda não tenha noção sobre esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais opções de pregos presente no mercado. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Quais são os tipos de pregos e suas funções?

Os pregos são bastante antigos na área de construção civil, e até hoje um dos principais componentes para a fixação de partes de acabamento e de estruturação. Além disso, seu uso se estende a diversas outras atividades e, por isso, o mercado conta com vários modelos para os mais diversos fins. Confira agora alguns deles!

Prego anelado

Esse primeiro modelo recebe esse nome, pois tem o corpo anelado em acabamento polido. Sua estrutura foi desenvolvida com a finalidade de atender aplicações em madeiras de menor densidade que apresentam uma composição macia, além de caixotaria em geral, móveis, pallets etc. Quanto às suas vantagens, podemos pontuar que o prego anelado dispõe de uma grande resistência ao arrancamento. Ademais, apresenta uma adaptação mais efetiva à fibra de madeira. Por esse motivo, evita-se a necessidade de utilização de mais pregos para realizar a fixação.

Prego com cabeça dupla

O prego com cabeça dupla, embora menos popular, tem grande empregabilidade no trabalho de confecção de estruturas temporárias. Como exemplo, podemos citar serviços com bandejas, fôrmas e escoramentos. Quanto às suas vantagens, esses modelos possuem o que podemos chamar de o dobro da velocidade na desforma. Eles são de fácil arranque e eliminam processos no fechamento das fôrmas.

Prego com cabeça

Quanto à estrutura do prego com cabeça, suas partes são constituídas por um corpo liso, cabeça cônica e axadrezada com a porta do tipo diamante. Por conta dessa formação, é bastante utilizado em vários serviços, como confecções de estruturas temporárias, trabalhos de marcenaria, serviços domésticos etc. Como benefício podemos ressaltar que ele encontra maior rendimento por quilo, bem como maior giro no mercado de venda.

Prego galvanizado

Esse nome se dá aos modelos que possuem revestimento galvanizado. Sua aplicação se dá para serviços específicos, como montagem de móveis especiais, fixações externas, adornos e em outras atribuições da construção civil. Esse tipo de prego representa grande valor de empregabilidade, pois garante vantagens, como grande resistência a corrosão, maior segurança na fixação, além de pontos positivos quanto a estética e durabilidade da peça.

Portanto, essas foram as principais informações sobre as características dos pregos. Percebe-se que esse item possui vasta empregabilidade e pode servir para trabalhos em marcenaria, reforma de cozinhas, pisos e revestimentos. Pode ser encontrado no mercado em lojas de construção civil, equipamentos de uso diversos e empresas de ferramentas de trabalho.

Compartilhar

Leia também

Como utilizar a roçadeira de forma correta?
Jardinagem

Como utilizar a roçadeira de forma correta?

As roçadeiras são ferramentas agrícolas utilizadas para podar a grama ou pequenas ervas que crescem no meio das plantações. Além disso, são usadas na agricultura para realizar o limpamento